NAVEGAÇÃO E MOVIMENTO DE EMBARCAÇÕES

Estudos de navegação e análise de movimentos de embarcações para o projeto e otimização de desenvolvimentos portuários e sistemas de ancoragem.

PRDW

A PRDW tem acesso e experiência no uso de vários sistemas de navegação de última geração, arquitetura naval, projeto de navios e software de análise de ancoragem.

Os estudos de navegação e movimento de embarcações da PRDW foram desenvolvidos ao longo de 15 anos. O software especializado, aliado à ampla experiência prática, permite que a PRDW analise com precisão o comportamento do navio, nos canais de aproximação até o berço. Esta capacidade única e especializada é fundamental para avaliar a segurança no projeto e identificar oportunidades de otimização em desenvolvimentos portuários existentes e futuros.

Estudos de navegação adequados para todas as fases do ciclo de vida do projeto são possíveis com simulações de desktop (2D e 3D) para estudos de viabilidade e através de simulações de ponte completa (3D) para projetos detalhados. Todos os estudos de navegação são supervisionados pelo próprio Master Mariner da PRDW, com 11 anos de experiência no mar e mais de 13 anos como especialista em simuladores de navios e piloto.

O PRDW tem acesso e experiência no uso de vários pacotes de software de navegação de última geração, arquitetura naval, projeto de navios e análise de ancoragem.

O software usado para estudos de navegação é o SimFlex4 (Force Technology) para estudos de simulação de manobra de desktop e de full-mission (2D e 3D). Efeitos hidrodinâmicos como interação navio-navio, fundamentisl na simulação de vias navegáveis restritas são incorporados. Além disso, inclui-se a simulação de rebocadores, que modela os efeitos do deslizamento da hélice, âncoras, hawers, guinchos adernamento e trim.

Para estudos de navegação, as análises típicas incluem:

> Utilização da largura do canal e verificação da área de manobra
> Determinação das condições limitadoras de operação portuária
> Determinação da potência do rebocador / requisitos da frota
> Verificação de folga underkeel dinamica
> Determinação e verificação de soluções para ajuda à navegação

A escolha do software para estudos de movimentação de embarcações depende dos requisitos do local e do estudo. Os softwares especializados disponíveis incluem:

> DelftShip Professional – Geração do modelo de embarcação
> Amarcon Office (Seaway) – Banco de dados de hidrodinâmica de embarcações
> TERMSIM II (MARIN) - Analise de viabilidade de SPM, MBM e molhes offshore.
> Orcaflex (Orcina) - Sistema geral de ancoragem, mangueiras flexíveis, seqüências de descarregamento, análise de assentamento de tubos
> AQWA (Ansys) - Interações hidrodinâmicas de múltiplos corpos, configurações complexas de ancoragem, componentes dinâmicos de ancoragem (Shore Tension, MoorMaster)
> DVRS (DHI) - Movimentos de ondas longas devido a seiche da bacia

A PRDW também desenvolveu ferramentas internasmente para combinar os modelos acima para aplicações específicas.

Para estudos de movimentação de embarcações, as análises típicas incluem:

> Avaliação de RAO flutuante livre para avaliação da folga abaixo da quilha dinâmica “Dinamic Underkeel Clearance” (DUKC)
> Análise e projeto de sistemas de ancoragem para desenvolvimentos terminais de embarcações ancoradas
> Análise de excitação de ondas longas e movimentos subseqüentes de embarcações em portos suscetíveis a abrigar ressonância e seiche
> Análise de sistemas de ancoragem compatíveis e instalações de descarga com mangueiras flexiveis
> Determinação da disponibilidade operacional e cálculos de tempo de inatividade para otimização de taxa de transferência de terminal.

PRDW

Notice: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home/prdwcom/public_html/wp-content/themes/prdw/functions.php(8) : runtime-created function on line 1